Jornal Escolar "Letras d'Água" nº 26

quarta-feira, 13 de junho de 2018



Comemoração do Holocausto pela disciplina de História e pela Biblioteca


Foi no passado dia 1 de fevereiro, numa sessão com o jornalista Henrique Sequerra, que a nossa escola celebrou o dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia, comemorado a 27 de janeiro, relembra todas as vítimas do genocídio cometido pela Alemanha Nazi. Seis milhões de judeus foram mortos durante a II Guerra Mundial. 
A sessão teve a duração de uma hora e meia e contou com a participação de alunas e alunos do 9.º, 11º e 12 ano. 
O convidado, também familiar dos gémeos Sequerra - protagonistas do seu livro Já Posso Dizer a Verdade? -, relatou a vida dos seus tios, que salvaram cerca de mil pessoas durante a guerra.  
Joel e Samuel Sequerra não são considerados ‘Justos entre as Nações’ uma vez que também eram judeus. Porém, tiveram grande importância na luta contra o nazi-fascismo, chegando a ser perseguidos pela Gestapo, a polícia política alemã. 
Durante a discussão, foram ainda feitas perguntas a Henrique Sequerra sobre a atualidade e a possibilidade da existência de um novo Holocausto. Relembrou-se o perigo da ascensão da extrema-direita. 
A par da sessão, foram também expostos cartazes sobre a II Guerra Mundial e o Holocausto, que poderão ser consultados no pavilhão A!

Mariana Olho Azul, 12º, 2º


Exposição na Biblioteca







 

Sem comentários:

Enviar um comentário