Gonçalo Ribeiro Telles
1922 – 2020
o ambientalista visionário
Muitas vezes apontado como o "pai" da ecologia em Portugal, o arquiteto e político morreu aos 98 anos.
Foi ele quem lançou a proteção legal aos parques naturais, quem implementou o conceito dos jardins urbanos, defensor de sempre da conciliação entre o espaço rural e o citadino. Foi ambientalista quando muito poucos o eram.
Gonçalo Ribeiro Telles nasceu em Lisboa no dia 25 de maio de 1922. Licenciou-se em Engenharia Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, a mesma instituição onde se formou em Arquitetura Paisagista.
Iniciou a vida profissional na Câmara de Lisboa, onde integrou durante alguns anos o departamento de Arborização e Jardinagem, passando em 1955 a assumir funções de arquiteto paisagista no recém-criado Gabinete de Estudos de Urbanização.
Gonçalo Ribeiro Telles
o sábio da paisagem
“Como eu gostaria que o Professor ainda pudesse ver o “seu” jardim da Gulbenkian alargado para o terreno adjacente e também até à Praça de Espanha, que finalmente ficará ligada ao Corredor Verde de Monsanto, como sempre defendeu. De qualquer modo, será zona que vai merecer o seu nome: Jardim Gonçalo Ribeiro Telles.”
José Sá Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário