Jornal Escolar "Letras d'Água" nº 26

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ARQUIVOS ONLINE NA BIBLIOTECA ESCOLAR - SESSÕES NA TORRE DO TOMBO

Os professores bibliotecários da Amadora frequentaram, nos dias 12 e 19 de Janeiro, na TORRE DO TOMBO, uma ação de divulgação dos arquivos online na Biblioteca Escolar. A ação teve como objetivos:
  • sensibilizar os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares para as potencialidades pedagógicas dos recursos de informação disponíveis nas bases de dados geridas por esta instituição;
  • alargar o leque de competências de literacias de informação quanto à pesquisa e compreensão dos documentos de arquivo disponíveis online, em livre acesso;
  • fazer do património arquivístico e fotográfico um recurso de aprendizagem para usufruir e enriquecer os conteúdos curriculares disciplinares e interdisciplinares.
Disponibiliza-se o site da Torre do Tombo, bem como o e-mail do serviço educativo e alguns links interessantes:


                                           http://antt.dgarq.gov.pt/

                                           e-mail: servico.educativo@dgarq.gov.pt






Toda esta informação também está disponível na plataforma diigo. Relembro o site:

                                            http://www.diigo.com/user/bibmaesdagua

Torre do Tombo #2

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CONCURSOS LITERÁRIOS

                                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Encontram-se afixados na Biblioteca os regulamentos de três concursos literários lançados pelo Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Luso-Americana.
Estes concursos têm como objetivo incentivar o gosto pela leitura e pela escrita e envolver as escolas e respetivas bibliotecas escolares numa dinâmica de intercâmbio cultural e de criatividade.