Jornal Escolar "Letras d'Água" nº 26

sábado, 23 de abril de 2011

VISITA DO ESCRITOR AUGUSTO CARLOS À ESCOLA

No dia 29 de Março o escritor Augusto Carlos esteve na nossa escola para um encontro com as turmas do 5º 1 e 5º 2. Esta actividade foi organizada pela equipa da BE e pelas professoras de Língua Portuguesa, Ricardina Oliveira e Rosário Vigário, que prepararam a vinda do escritor desenvolvendo, com os alunos das referidas turmas, várias actividades a partir da leitura dos contos "Dona Flor do Beirado" e "O Flamingo da Asa Quebrada". Sobre o primeiro conto os alunos construíram pequenos poemas, que depois foram reescritos para música pelo professor da disciplina de Educação Musical, Bruno Fernandes. No dia do encontro com o escritor, os alunos e o professor,  fazendo-se acompanhar a órgão, mostraram os seus dotes canoros.  
A partir do segundo conto, os alunos fizeram pesquisa sobre os vários bichos que nele participam e ilustraram os seus textos com imagens. Os trabalhos foram expostas na sala onde  decorreu o encontro com o escritor. Fizeram ainda um livro para lhe oferecer.

O encontro foi muito enriquecedor para todos os que nele participaram. Os alunos colocaram muitas questões ao escritor, quer sobre a sua vida, quer sobre a sua obra e obtiveram sempre respostas muito formativas e acessíveis à sua idade. Houve desde o início uma enorme empatia entre todos.
A visita do escritor Augusto Carlos terminou com uma sessão de autógrafos e com a promessa de regresso.

Realizou-se ainda uma Feira do Livro na BE, apenas com livros da sua autoria, tendo decorrido entre 24 de Março e 6 de Abril.






DIA MUNDIAL DA POESIA

No dia 21 de Março a equipa da BE comemorou o DIA MUNDIAL DA POESIA, tendo desenvolvido diversas actividades em colaboração com alguns professores do Departamento de Línguas, em particular com as professoras Maria Antónia Metelo e Ricardina Oliveira e ainda as professoras do 4º ano  da escola do 1º ciclo Artur Bual.

Os alunos do 4º ano da escola Artur Bual deslocaram-se à escola sede para participarem numa sessão de leitura de poesia, tendo lido poemas da sua autoria.



 Alunos das turmas do 5º 1 e do 8º 2  da professora Ricardina Oliveira leram poemas de vários poetas portugueses, bem como alguns alunos da turma 9º 5 da professora Maria Antónia Metelo.



Em todos os livros de ponto foram colocados excertos de poemas de poetas portugueses, que foram lidos pelos professores que, nesse dia, leccionaram as turmas.



Sobre as mesas da sala de professores foram colocados excertos de poemas de poetas portugueses, franceses e ingleses.

Na BE e na Mediateca foram expostos poemas e imagens de poetas portugueses.